ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 246-1


Poster (Painel)
246-1Sensibilidade da comunidade fúngica de ambiente aquático sob efeito de composto fungicida Imazalil em diferentes concentrações
Autores:Janke, H. (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Dahroug, Z. (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Cunha-Santino, M.B. (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Seleghim, M.H.R (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos)

Resumo

Imazalil (IMZ) é um fungicida de amplo espectro utilizado na agricultura, no controle de infecções em produção animal e na desinfecção de equipamentos. Os resíduos desse composto nos ecossistemas são de grande preocupação devido aos potenciais efeitos negativos sobre microrganismos que desempenham papel crucial nos processos, dinâmica e estabilidade dos mesmos. A proposta desse trabalho foi fazer uma avaliação preliminar do impacto do IMZ sobre a comunidade fúngica da Represa do Beija-Flor, corpo d’água localizado na Estação Ecológica do Jataí, município de Luiz Antônio, São Paulo (Brasil). A sensibilidade da comunidade fúngica ao IMZ foi mensurada por plaquemento através de modificações do método de diluição em ágar descrito pela Clinical and Laboratory Standards Institute . Os meios de cultura testados foram ágar sabouraud (AS) e ágar Dicloran Rosa Bengala Cloranfenicol (DRBC), com suplementação de IMZ nas concentrações: 0,5; 1,0; 2,0; 4,0; 8,0; 16,0 and 32,0 µg mL-1. Alíquotas de 100 µL de amostras de água coletadas em três pontos na represa foram inoculados (com tréplicas) por espalhamento em placas que foram incubadas a 25 °C por 14 dias. Os resultados foram expressos em unidades formadoras de colônia (UFC mL-1). As variáveis limnológicas como pH, oxigênio dissolvido, fósforo total (Pt), nitrogênio total (Nt) e carbono orgânico total (COT) foram mensurados para as amostras de cada ponto amostral. Os dados foram estatisticamente analisados pelo teste de Kruskal-Wallis (p < 0,05) para avaliar a diferença entre os pontos de amostragem e entre as concentrações de IMZ testadas, utilizando PAST 2.17. A correlação entre os meios de cultura foi testada pelo coeficiente de correlação interclasse usando Bioestat 5.3. Considerando as variáveis limnológicas e crescimento fúngico nos dois meios de cultura, não houve diferença significativa entre os pontos de coleta. Os valores médios de Pt, Nt, e COT foram respectivamente 10,6 µg L-1, 0,25mg L-1 e 5,61 mg L-1. O pH esteve ente 4,39 e 4,75 e o OD entre 3,67 e 4,78 mg L-1. Os meios de cultura não apresentaram correlação para os dados de UFC, sendo significativamente diferentes quanto ao crescimento de colônias fúngicas. Para o meio AS, há diferença significativa no crescimento de fungos a partir de 2µg mL-1 enquanto que para o meio DRBC a mudança no crescimento fúngico ocorre apenas em 8 µg mL-1. Os resultados apresentados mostram que a comunidade fúngica avaliada apresenta sensibilidade de moderada a baixa.


Palavras-chave:  imazalil, sensibilidade, comunidade fúngica, ambiente aquático